quarta-feira, 6 de abril de 2011

Carros 'velhos' são proibidos de circular na França


Para diminuir a poluição nas grandes cidades, o governo francês quer proibir o acesso a determinados veículos, como caminhões e carros com mais de 13 anos de uso.


A ministra da Ecologia francesa, Nathalie Kosciusko-Morizet, apresentou nesta quarta-feira um projeto que diz que "No futuro as cidades so poderão ter carros pequenos e movidos a eletricidade ", disse ela em entrevista ao jornal frances 'Le Parisien'.


Serão criadas areas de ações prioritárias do ar (Zapa), e cada município podera escolher o tipo de veículo que circulara em determinado perimetro. "Não é possivel transformar os grandes centros em uma enorme area de pedestre, as cidades não podem proibir todos os veículos de circularem de uma só vez. Entretanto, elas podem atuar progressivamente, excluindo determinados caminhões e veículos de entrega muito poluentes", explica a ministra. Em breve, ela apresentara a lista dos automoveis que serão "caçados" das grandes cidades francesas, cerca de 10 milhões de veículos, incluindo 8 milhões de carros que foram fabricados ha mais de 13 anos , 1,6 milhões de motos e motocicletas e 300.000 caminhões velhos demais para serem equipado com filtros anti-poluentes.

Inicialmente, oito cidades francesas ofereceram-se para participar do projeto Zapa "em 2012 e testá-los por pelo menos durnate três anos", entre elas Paris, Lyon,e Nice. O Ministério da Ecologia espera que o sistema seja aplicado em todo o païs.


Em toda a europa a França é uma retardatária no assunto 'qualidade do ar' em suas cidades. Por este motivo a Comissão Europeia ameaça Paris com multas bem pesadas, pelo não cumprimento das normas em várias cidades. O países europeus e 180 cidades, incluindo Londres e Berlim, já adotaram um sistemaque proibe os veiculos poluentes de circularem, e contataram uma melhora na qualidade do ar nestas áreas ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário